Um fato que mudou a NASA

Cada geração tem um momento trágico de infância inesquecível. Para os baby boomers em idade escolar quando o presidente John F. Kennedy foi assassinado, para os milhões de millennials que testemunharam os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, não há dúvida de que todos têm uma história sobre esses momentos horríveis dentro da história americana.

Eles podem se lembrar do que estavam fazendo quando a notícia foi divulgada, com quem eles poderiam estar, e talvez possam até descrever como foi ver algo horrível acontecendo na TV bem diante de seus olhos. Isso é muito louco não é?!

 

Acompanhe…

Para os adultos da Geração X, o momento histórico que todos compartilhamos tragicamente aconteceu na manhã de 28 de janeiro de 1986. Muitos membros da Geração X estavam em suas salas de aula, animados para ver o lançamento do ônibus espacial Challenger.

Os educadores estão comentando sobre o momento há meses, pois uma das professoras do ensino médio, Christa McAuliffe, está prestes a fazer história no espaço como a primeira professora do ensino médio a ser enviada ao espaço.

Na emoção do pré-lançamento e após a decolagem, o indescritível aconteceu…

Apenas 73 segundos depois de deixar a plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, o ônibus espacial explodiu, matando McAuliffe e seis outros astronautas (passando pelo espaço) a bordo. O que aqueles que testemunharam este evento podem não saber é que a explosão do Challenger mudaria a NASA para sempre.

O infeliz  lançamento de 1986 não foi a primeira viagem do Challenger ao céu. O ônibus espacial completou nove missões anteriores, incluindo a primeira caminhada espacial (pelo espaço) durante o programa do ônibus espacial em 7 de abril de 1983.

Foi também o mesmo ônibus espacial que transportou a primeira mulher e o primeiro astronauta afro-americano.

Após uma investigação aprofundada, concluiu-se finalmente que a causa da explosão do ônibus espacial foi um O-ring com defeito. Space explicou: “Cerca de 72 segundos após o voo do Challenger, houve um incêndio maciço e quase explosivo de hidrogênio fluindo do fundo do tanque defeituoso, enquanto se sabia que o oxigênio líquido vazava de uma parte do tanque.

Foi usado como um tanque intermediário Em ar severo Sob carga de energia, o ônibus espacial Challenger se desintegrou sobre o Oceano Atlântico um segundo depois, ou um minuto e 13 segundos após o lançamento para ser mais específico.

E bom, com isso, diversas mudanças vieram com para a NASA. Esse foi um pouco da história de um acontecimento marcante dessa empresa!

O que você acha?

Deixe um comentário