A tecnologia mais uma vez impressiona os internautas

Nos filmes de ficção científica e de super-heróis, fazer alguém com lesão na medula espinhal voltar a andar é tão fácil quanto sonhar com alguma tecnologia selvagem que pode superar a deficiência.

Não é fácil no mundo real, mas os pesquisadores introduziram um novo sistema de implante que nos traz um passo mais perto de restaurar a capacidade de andar em pacientes paralisados ​​com lesões completas na medula espinhal.

Embora ainda haja muita pesquisa a ser feita, os resultados compartilhados até agora parecem promissores.

Antes de continuar…

Clicando aquivocê confere mais artigos como esse.

 

Continuando…

O sistema de implante foi desenvolvido por uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Grégoire Courtine, EPFL/EPFL, e Jocelyne Bloch, professora e neurocirurgiã do Hospital Universitário de Lausanne/Centre Hospitalier vaudois (RAIN).

Ele obteve sua primeira prova de conceito em 2018, quando ajudou David Mzee a andar com a ajuda de um andador após uma lesão parcial na medula espinhal.

Conforme detalhado pelo NueroRestore Research Center, administrado por Courtine e Bloch, quatro anos se passaram desde esta prova de conceito e alguns progressos significativos foram feitos. Atualmente, seu sistema implantado “pode ativar as regiões da medula espinhal dos músculos do tronco e das pernas usando estimulação de inteligência artificial”.

Os implantes também foram estudados em três pessoas que sofreram lesões completas na medula espinhal – não apenas lesões parciais, como Mzee experimentou antes do julgamento de 2018 – e permitiram que elas andassem novamente.

Isso é grande o suficiente por si só, mas o mais impressionante é a velocidade com que os pacientes relatados podem começar a se mover novamente após a ativação do implante. Depois que os implantes foram ativados, “todos os três pacientes foram capazes de ficar de pé, andar, andar de bicicleta, nadar e controlar os movimentos do tronco em um dia”, o que certamente é encorajador, disse Courtine.

Isso não quer dizer que o caminho para a recuperação desses jogadores será fácil. Em entrevista à Science Express, Courtine esclareceu o assunto, dizendo: “Não é um milagre imediato, não é um milagre de longe.” a entrada é confortável, mas quando eles são ativados, os resultados parecem vir a uma taxa decente.

Mas apenas de saber disso, e que a tecnologia alcançou um marco tão importante, já é muito reconfortante.

O que você achou?

Deixe um comentário