Lembra do Google Glass? Já faz quase uma década desde que o primeiro protótipo de um wearable tipo óculos inteligente foi lançado em 2013.
O hype do Glass na época era promissor. A revista Time a nomeou “Invenção do Ano” e tem sido usada por celebridades como Kelly Osborn, Príncipe Charles e até Homer Simpson.
Isso foi então, mas onde está agora? O hype parece ter desaparecido desde o início. Por que o Google Glass falhou?
Continua então…
A especulação era grande em 2015, quando o Google anunciou que estava encerrando seu programa Explorer, que incluía a oferta de protótipos de vidro gratuitos para testes beta do Explorer.
Muitos Googlers concordam que o declínio do Glass pode ser atribuído ao lançamento do dispositivo muito cedo. “A equipe do Google X sabia que o produto estava longe de estar pronto para o horário nobre”, disse um ex-funcionário do Google ao The New York Times.
Uma fonte disse ao Business Insider que o Explorer forneceu feedback importante sobre o dispositivo, e o Google rapidamente corrigiu o problema, mas o dispositivo logo começou a perder seu brilho.
De fato, as primeiras análises descreveram o dispositivo como “um produto de primeira geração com muitos bugs e improvável de revolucionar a indústria de tecnologia”. “Acho que é a maneira errada de lançar um produto”, disse a fonte ao The New York Times.
“Estamos fazendo as pessoas pagarem US$ 1.500 para nos dizer como consertar isso… acho que muitas pessoas veem [o fim de Glass] chegando. As pessoas simplesmente não estão prontas para colocar essa coisa em seus rostos. Não é como eles normalizam como esperado.”
Apesar dos melhores esforços de marketing do Google, incluindo demonstrações ao vivo de paraquedistas, dublês e alpinistas, e uma promoção da Semana de Moda de Nova York, Glass não conseguiu capturar o interesse do consumidor.
De acordo com a Harvard Business Review, “não é legal o suficiente”, sugerindo que o Google está tentando “comprar legal” por meio de colocações de produtos em revistas de moda, passarelas e influenciadores, em vez de adquiri-lo organicamente. Na verdade, a Forbes acusou Glass de “literalmente [fazer as pessoas] parecerem robôs”.
Bom pessoal, o que acham que aconteceria se voltassem com esses óculos com uma visão mais promissora?
Eu acredito que estamos mais preparados para algo do tipo.
Confira mais posts aqui do site clicando aqui.