loader image
Pular para o conteúdo

Apple pensando em novas possibilidades

A Apple disse na terça-feira que está expandindo a capacidade do iPhone de aceitar pagamentos sem contato, tornando mais fácil para os comerciantes fazer transações tap-to-pay sem comprar hardware adicional.

Também dará à Apple uma vantagem competitiva no crescente espaço de pagamentos sem contato, onde o iPhone é tão dominante quanto o Apple Pay.

Desde o lançamento do Apple Pay em 2014, o iPhone tem sido usado como método de pagamento sem contato para bens e serviços. Mas exige que os comerciantes tenham seu próprio hardware de ponto de venda para aceitar esses pagamentos.

Os dispositivos variam de US$ 50 para um dispositivo de pagamento sem contato próximo a uma caixa registradora a centenas de dólares em dispositivos que permitem que funcionários ou donos de lojas aceitem pagamentos em qualquer lugar de uma loja ou restaurante.

Por motivos de custo, os dispositivos móveis clique para pagar geralmente estão disponíveis apenas em grandes varejistas.

Por exemplo, os próprios funcionários de varejo da Apple usam dispositivos fixados no iPhone para aceitar pagamentos sem contato em suas lojas.

Agora, o iPhone poderá atuar como um terminal de pagamento sem nenhum hardware adicional, disse a Apple. O recurso tap-to-pay usará o chip NFC existente no iPhone, que é usado para transmitir pagamentos a terminais de pagamento.

Ele estará disponível para desenvolvedores por meio de uma atualização de software iOS nesta primavera. Caberá aos desenvolvedores e empresas de serviços de pagamento adicionar funcionalidade ao seu software de ponto de venda.

A Apple disse que a Stripe será a primeira empresa de ponto de venda a usar o iPhone como um terminal de pagamento por toque para pagamentos por meio do aplicativo Shopify.

Os sistemas de pagamento sem contato ou por toque são populares há muito tempo fora dos Estados Unidos como a maneira padrão de pagar por bens e serviços.

Mas o tap-to-pay cresceu em popularidade nos EUA nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, quando clientes e comerciantes querem evitar ao máximo as interações físicas com dinheiro e cartões. A Apple diz que o recurso está disponível apenas no iPhone XS ou posterior, não no iPad.

Clica aqui para ver mais artigos como este, tem vários disponíveis dentro do site.